Neste final de semana, o Centro Feminista 8 de Março (CF8) realizou uma formação sobre o surgimento e referências de lutas feministas. Nalu Faria, da SOF e da Marcha Mundial das Mulheres colaborou no andamento da atividade. A formação contou com a presença de 24 militantes feministas, com o intuito de fortalecer a organização feminista na região.

A abordagem se deu a partir da análise da construção do feminismo como parte da presença das mulheres nas lutas sociais e o desenvolvimento de uma teoria e prática que questiona o patriarcado e sua conexão com o racismo, o capitalismo e a opressão da sexualidade. Em dinâmicas de trabalho em grupos e muita leitura, os estudos começaram com o levantamento histórico do surgimento do feminismo: do iluminismo, passando pela revolução francesa e reforma protestante, razão, religião e revolução; a economia e a sociedade; a política a e moralidade. Em seguida, se aprofundaram nas leituras sobre mulheres que lutaram em vários processos revolucionários e se tornaram referências feministas, como Mary Wollstonecraft e Nísia Floresta, Flora Tristan, as socialistas Alexandra Kollontai e Clara Zetkin, Louise Michel, e as mulheres invisibilizadas da luta anticolonialista na América Latina. O terceiro dia foi dedicado à Alexandra Kollontai, com leitura e debate sobre a obra “Autobiografia de uma mulher emancipada”.

Segundo Marília Gabrielly, integrante do CF8, “o conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar da gente. Essas formações são momentos muito enriquecedores pra gente. Nos organiza e nos fortalece para organizar as outras mulheres”. O CF8, fundado em 1993, é uma importante entidade de organização e formação sobre gênero e feminismo no Rio Grande do Norte. Sobre os objetivos deste encontro, Nalu Faria explica que o acúmulo histórico e a união entre teoria e prática são essenciais para a organização política e para o feminismo rumo à uma sociedade igualitária.