Entre os dias 4 e 14 de fevereiro, Miriam Nobre e Nalu Faria, da SOF, estiveram em Moçambique para realização de uma formação política feminista, parte da transição do Secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, do Brasil para Moçambique.

Durante dez dias, 32 mulheres de diversas províncias do país, participantes do Fórum Mulher e outras organizações locais que integram a Marcha Mundial das Mulheres, debateram temas centrais do movimento, como economia feminista, soberania alimentar e economia solidária.

O curso de formação possibilitou ampliar o olhar feminista sobre diferentes questões, estabelecendo relações entre a exploração da natureza e do corpo das mulheres nos territórios.

A partir do documento final do Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, as participantes discutiram os diferentes contextos e os megaprojetos que afetam a vida das mulheres, como o Pro-Savana e a exploração por parte das indústrias mineiras, como a VALE.

Durante a formação, as militantes estiveram em contato com os mecanismos que fazem parte da organização do movimento, como a comunicação e o autofinanciamento e afirmaram o compromisso de desenvolver formações e ações em suas regiões, através da metodologia de educação popular e da construção horizontal do movimento.

As mulheres moçambicanas têm grandes desafios pela frente.

No âmbito nacional, precisam enfrentar as práticas culturais que excluem as mulheres, ao mesmo tempo em que devem fortalecer o vínculo com a cultura local, explorando suas diversas expressões, como a música e a dança.

Como Secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, têm como tarefa impulsionar o movimento internacionalmente, que se prepara para a realização da 4ª Ação Internacional, em 2015.