Nos dias 2 e 3 de dezembro, 15 jovens se reuniram no espaço da Associação do Quilombo Ribeirão Grande, na Barra do Turvo, Vale do Ribeira, para participar da oficina de comunicação organizada pela SOF. A realização da oficina de comunicação compõe as atividades do projeto Mulheres jovens do campo traçando caminhos. 

A oficina se deu no município de Barra do Turvo, no quilombo Terra Seca. Reuniu 15 jovens, com maioria de mulheres, entre 11 e 18 anos, dos bairros Córrego da Onça e Rio Vermelho e dos quilombos Terra Seca e Ribeirão Grande. O espaço que acolheu o encontro foi a Associação do Quilombo Ribeirão Grande, que já é comumente usado pela comunidade para reuniões.

A oficina teve como objetivo aproximar mais as e os jovens do trabalho agroecológico realizado por suas mães e familiares. Outro objetivo foi aprimorar as práticas de redação, interpretação de texto e linguagens multimídia, de maneira diferente da trabalhada no contexto escolar, partindo da realidade e das demandas das agricultoras. O resultado final deste ciclo de atividades será a produção de cinco folhetos de divulgação de alimentos produzidos na Barra do Turvo. O material ajudará a informar as pessoas dos grupos de consumo e também em feiras agroecológicas. 

A oficina foi um espaço para debate sobre a importância da preservação da memória e da construção da própria comunicação. Sobre este tema, uma das jovens disse: “pessoas de fora não vão saber contar nossa história, não vão saber da nossa experiência e dos detalhes”.