A 6ª edição do Prêmio Heleieth Saffioti irá homenagear neste mês de março a Marcha Mundial das Mulheres e a desembargadora Kenarik Boujikian, por suas ações de combate à discriminação social, sexual e racial e pela defesa dos direitos das mulheres na cidade de São Paulo.

A premiação acontecerá no dia 26 de março, às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, nº100, no centro da cidade. A entrada é aberta a todas e todos. O Prêmio foi instituído em 2013 pela vereadora Juliana Cardoso (PT), e hoje é organizado por ela e outras vereadoras feministas da bancada.

Já foram premiadas algumas organizações e mulheres importantes para o movimento feminista, como o Centro de Informação da Mulher (CIM) e a secundarista Lilith Cristina, as militantes Rosângela Rigo e Lurdinha Rodrigues, em homenagem póstuma, a casa de parto da Associação Comunitária Monte Azul, as Promotoras Legais Populares, a União de Mulheres de São Paulo e Amelinha Teles, uma das fundadoras, e a família da própria Heleieth Saffioti, que nomeia o Prêmio.

Saffioti foi uma importante pensadora do feminismo e do marxismo, e suas principais ideias podem ser lidas em “A mulher na sociedade de classe: mito e realidade”.

Este ano, a homenagem à Marcha Mundial das Mulheres, movimento feminista internacional e anticapitalista, e à desembargadora Kenarik Boujikian, que hoje desempenha papel importante junto aos Juízes da Democracia, é mais um incentivo para as feministas na luta contra o golpe e os retrocessos.