A cada atividade preparatória, a ansiedade toma conta das militantes que vão participar do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, em agosto. Na última sexta-feira, 05, cerca de 35 mulheres representantes dos municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte se reuniram no Centro Feminista 8 de Março, em Mossoró, para dar informes sobre metas de arrecadação de recursos e mobilização de mulheres nos municípios.

As mulheres se organizaram em quatro grupos para estudar o texto “Desafios para a Soberania Alimentar desde as mulheres”. Em seguida, cada grupo apresentou o conteúdo de maneira diferente, tais como em formato de programa de rádio e com histórias de vida. No segundo momento, foi debatida a mobilização que vem sendo feita por elas em busca de recursos. Algumas estão organizando bingos, outras solicitaram contribuição financeira às prefeituras e Câmaras Municipais. Todas confirmaram que já iniciaram o processo de inscrição e confirmação das mulheres para a viagem.

noticias_2013-07-10_militantes-do-rio-grande-do-norte_1

Mostra de Economia Feminista Solidária e Batucada Feminista

Representantes da Rede XiqueXique, do grupo Mulheres em Ação e da Cooperativa de Pescadoras de Tibau formaram uma comissão para organizar os grupos produtivos que vão levar produtos para a Mostra de Economia Feminista e Solidária. A Mostra é uma das novidades do Encontro Internacional da Marcha, que será realizado de 25 a 31 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Ao final, foram distribuídas fichas de inscrição para quem vai participar da Mostra. Também foi iniciado o cadastro das militantes que vão para São Paulo no final de agosto. Além disso, foi entregue um manual com orientações sobre o passo a passo da mobilização das mulheres para o Encontro.

Na ocasião, foi anunciada ainda a realização de um Encontro da Batucada Feminista do Rio Grande do Norte, no dia 20 de julho, na sede do Centro Feminista 8 de Março. A atividade também faz parte dos preparativos para a participação do estado no Encontro Internacional.