Uma delegação de mulheres quilombolas e uma agricultora da Barra do Turvo, no Vale do Ribeira, acompanhada por uma técnica da SOF – Sempreviva Organização Feminista, esteve presente em Ubatuba nesta semana, nos dias 23 e 24 de outubro, visitando o quilombo do Camburi e a aldeia indígena guarani Boa Vista, no Prumirim.
O objetivo da visita foi conhecer a experiência de implementação do projeto Coolab, de redes comunitárias autogeridas, que permite a intercomunicação nesses locais, situados em regiões bastante afastadas do centro, não cobertas pelo serviço comercial de internet.
A atividade se insere na programação do evento “Ubatux – Tecnologia aberta e culturas livres”, que teve início no dia 21 e vai até o dia 27 de outubro. A iniciativa de instalar redes comunitárias é resultado de uma parceria das organizações Coolab e Actantes, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. O trabalho envolveu a instalação de redes em comunidades até então sem conexão e formações sobre tecnologias livres, direito à comunicação e direitos humanos. Já o intercâmbio entre o Vale do Ribeira e Ubatuba foi organizado pelo coletivo Actantes, que contribui com o programa de capacitação “Construindo capacidades e compartilhando experiências para uma economia inclusiva”, da SOF, com apoio do Fundo Newton do Conselho Britânico.
Apesar da chuva que as recebeu na segunda-feira, Lauriti, do quilombo do Cedro; Suelem, do quilombo Terra Seca; a agricultora familiar Zenaide, da comunidade de Indaiatuba, e Glaucia, da SOF, ficaram muito curiosas em entender como é possível superar a barreira da comunicação em locais onde não há nem telefone.
“Queremos implementar algo assim no Vale do Ribeira porque vai ajudar a escoar nossa produção”, conta Zenaide. “Hoje, para podermos enviar para São Paulo a lista dos produtos agroecológicos que cultivamos temos que andar 30 km até chegar em Barra do Turvo”, acrescentaram Suelem e Lauriti. “Ter acesso à comunicação representa mais renda e mais oportunidades de estudo para a juventude”, complementa Glaucia.

Mulheres do Vale do Ribeira participam de intercâmbio em Ubatuba

Mulheres do Vale do Ribeira participam de intercâmbio em Ubatuba

Mulheres do Vale do Ribeira participam de intercâmbio em Ubatuba

Mulheres do Vale do Ribeira participam de intercâmbio em Ubatuba