A SOF tem sido muito procurada por grupos de mulheres de todo o país para contribuir no debate acerca da violência sexista e as formas de enfrentá-la. Atividades de formação, oficinas, palestras são algumas das maneiras de fazer esse debate e socializar o acúmulo que a SOF reuniu ao longo dos anos.

Esta cartilha tem o objetivo de concretizar essas iniciativas num material que sirva para apoiar as discussões feitas em cada local, potencializando-as para que se multipliquem, a fim de que cada vez mais mulheres façam parte dos grupos, discutam e estejam preparadas para combater o machismo e a violência também no seu cotidiano. As trabalhadoras rurais têm sido importantes agentes desse processo de combate à violência contra a mulher. Com muita coragem e determinação, essas mulheres vêm protagonizando as ações nesse sentido.

Nossa intenção é de nos somar a esse processo, contribuir para a multiplicação do debate e para a ampliação da luta contra a violência. Produzimos esta cartilha para que ela esteja em muitas mãos, em diferentes cantos do país, para fortalecer a luta das mulheres por uma sociedade livre de violências, opressões e explorações.