A V Plenária Nacional de Economia Solidária – “bem-viver, cooperação e autogestão para o desenvolvimento justo e sustentável” realizada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária, reuniu-se em Luziânia (GO), entre os dias 9 e 13 de dezembro, para debater suas ações para os próximos 3 anos. Participaram 600 representantes dos 26 Estados mais o Distrito Federal eleitos, através de um processo que envolveu mais de 10.000 pessoas que participaram das etapas locais/territoriais, municipais, estaduais e temáticas, sendo ao todo realizadas 194 plenárias pelo país.

Também estiveram presentes neste encontro diversos movimentos sociais, como catadores, feministas da Marcha Mundial das Mulheres, quilombolas, indígenas, agricultores, representantes de pontos de cultura, pescadores para a construção de uma economia mais justa, através da abordagem do tema bem-viver.

Avançamos na afirmação da nossa pauta, no diálogo com os movimentos sociais no espaço da V Plenária, mas continuamos com a mesma estrutura na composição do FBES embora os Fóruns estaduais tenham autonomia para compor a sua coordenação.

As mulheres, a grande maioria da plenária (+ou- 65%), deram tom nas reuniões de grupo e conseguiram pautar a Economia Feminista na Economia Solidária, colocando a necessidade de rompermos com a divisão sexual do trabalho nos nossos empreendimentos.

No dia 13 de dezembro no dia do encerramento houve um Ato Político com as presenças das seguintes autoridades e representantes dos movimentos sociais: Ministro Gilberto Carvalho – Secretaria Geral da Presidência; Paul Singer – Secretário Nacional da Secretaria Nacional de Economia Solidária / MTE;Raimunda Macedo – SPM, Paulo Rubens Santiago – Deputado Federal (PE); Érika Kokai – Deputada Federal (GO); Representante da Secretaria Nacional de Juventude; Andrea Butto – Secretaria de Desenvolvimento Territorial / MDA; Associação Nacional de Agroecologia, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Marcha Mundial das Mulheres,Articulação de Mulheres Brasileiras, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Central Única dos Trabalhadores, Faces do Brasil, Rede Nacional Quilombolas, Ficha Limpa, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e a Rede de Educação Cidadã. Neste Ato, representante do FBES entregou às autoridades o documento final da V Plenária.

As mulheres da Economia Solidária, através do seu GT, prepararam uma manifestação com cartazes e entregaram às autoridades presentes e ao FBES a Carta das Mulheres à V Plenária.