Neste sábado (27), na sede da SOF, aconteceu uma atividade da Marcha Mundial das Mulheres da cidade de São Paulo. A oficina de formação “Feminismo em movimento: reflexões para a conjuntura” reuniu as mulheres na manhã e no começo da tarde do sábado para refletir sobre os caminhos e desafios do movimento feminista em tempos de avanço conservador e neoliberal por todo o mundo. Foi um espaço para pensar sobre como o momento atual afeta a vida das mulheres e quais as respostas coletivas que o feminismo pode impulsionar.

Como, a partir do feminismo, a reforma da previdência é um tema da sociedade? Que tipo de ação será capaz de envolver as mulheres? Qual a dimensão das nossas alianças? Como aprofundar nossas alianças como as mulheres dos movimentos sociais e o feminismo? Esses foram alguns questionamentos levantados durante a atividade.

WhatsApp Image 2019-04-27 at 11.21.52Para além do debate, as presentes também encaminharam propostas de atividades e intervenções da Marcha em São Paulo, tanto nas redes sociais quanto nas ruas, nos bairros, nas manifestações. “Foi um tempo bom de troca, risadas e muitos planos para uma atuação feminista militante”, avaliou uma delas. A partir dessa conversa, as mulheres planejaram mobilizações contra a Reforma da Previdência, focando na denúncia e no diálogo com a população, especialmente com as mulheres.

Será parte dessas mobilizações uma aula pública sobre os impactos da Reforma na vida das mulheres, que acontecerá no dia 9 de maio, quinta-feira, das 16h às 19h, nas escadarias do Teatro Municipal, no centro da cidade.