Nos dias 27 e 28 de maio, aconteceu em Porto Alegre a I Mostra de Cinema Feminino, na Cinemateca Capitólio. O curta-metragem da SOF “Nosso corpo nos pertence?” foi exibido junto a outros onze curtas e um longa, todos marcados pela presença de mulheres na direção, produção, roteiro e demais áreas técnicas.

O público acolheu a ideia, e cerca de 100 pessoas compareceram nas sessões. A Mostra tinha como objetivo “levar ao público entretenimento, noções sobre politica, promover e fomentar debates sobre os temas abordados dos filmes exibidos, como indicativo principal o olhar feminino por trás das câmeras”, disse a organização.

“Nosso corpo nos pertence?” foi exibido no sábado (28) junto a outros curtas. A sessão encerrou com um debate sobre cinema e política. O curta documental tem tudo a ver com este assunto, já que propõe uma reflexão feminista sobre a prostituição e a mercantilização dos corpos das mulheres. O filme pretende apresentar outra visão sobre a prostituição, diferentemente daquela que está ganhando espaço na mídia, que apresenta a prostituição como uma escolha individual da mulher.

“O público adorou. No final, vieram falar com a equipe, solicitando que divulgássemos o link para assistir online no evento da Mostra. Não acompanhamos por números, mas depois que o vídeo foi publicado aqui em Porto Alegre, o acesso do vídeo da SOF no YouTube deve ter alavancado surpreendentemente”, disse a organizadora Taís Palhares.