A cartilha Sementeira Feminista é fruto de muitas conversas que fizemos. Algumas delas aconteceram em março de 2022 na cidade de Iporanga, Vale do Ribeira – São Paulo, durante a primeira etapa do curso Sementeira Feminista. Esse encontro reuniu a Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras – RAMA, o coletivo Mulheres Quilombolas na Luta, a União de Agricultoras Agroecológicas de Itaoca – UAAI e a Sempreviva Organização Feminista – SOF.

Durante os dias do curso refletimos sobre como funcionam nossas comunidades; os cuidados com os nossos corpos e nossa sexualidade; sobre as ações necessárias para nos proteger da violência contra as mulheres e a nossa construção do feminismo e da agroecologia. Voltamos para os nossos territórios com o compromisso de partilhar com as companheiras que não foram os assuntos que estamos mais necessitadas. Essa cartilha tem o objetivo de ajudar nessas conversas e passar adiante os conhecimentos que construímos juntas.

Essa cartilha está dividia em três assuntos. O primeiro se chama “Como funciona nossa comunidade?”, o segundo, “Cuidando dos nossos corpos” e por último, “Criando maneiras de nos proteger”.

Vamos perceber que os três temas têm muita coisa em comum, por isso o nome da cartilha é Sementeira Feminista – Nossos corpos e territórios. No final da cartilha apresentamos algumas pistas para ajudar a pensar e fazer oficinas com esses temas, chamamos essa parte de “Espalhando as sementes”.

O objetivo da cartilha é contribuir com espaços de formação, rodas de conversa e debates sobre o território, a relação com o corpo e a sexualidade, o enfrentamento da violência contra as mulheres na perspectiva feminista. Desejamos que as sementes cultivadas nessa cartilha se espalhem gerando frutos de resistências! A cartilha teve apoio do Espace Femmes Internacional – EFI e Federation Genevoise de Cooperation.

Clique aqui para acessar a publicação