No 8 de março deste ano, a Marcha Mundial das Mulheres lançou sua 5ª Ação Internacional, com atividades e mobilizações ao redor do mundo. Em São Paulo, o lançamento aconteceu na rua antes do ato unificado do movimento feminista. O novo vídeo da SOF mostra como foi o dia e todos os preparativos necessários.

A 5ª Ação é um momento de síntese e luta coletiva do movimento, e acontece a cada cinco anos. Em 2020, além de tudo, marca os 20 anos da Marcha. O vídeo mostra trechos da atividade: a batucada feminista; a decoração militante da rua, trazendo o significado político do espaço público; as intervenções culturais, com teatro e poesia; e o piquenique agroecológico, feito a muitas mãos.

Para fazer tudo isso, foi preciso muita organização, que envolveu as militantes da Marcha Mundial das Mulheres, da AMESOL (Associação de Mulheres da Economia Solidária), da RAPPA (Rede de Agricultoras Periféricas Paulistanas) e da RAMA (Rede Agroecólogica de Mulheres Agricultoras do Vale do Ribeira). Elas foram responsáveis por produzir faixas, estandartes, uma grande boneca e toda a alimentação saudável que segurou as mulheres em pé nesse longo dia de mobilização. Por vários dias, o quintal e a cozinha da SOF receberam muita gente para apoiar essa preparação. Os principais alimentos do piquenique vieram da Barra do Turvo (Vale do Ribeira) e da aldeia guarani Tekoa Kalipety, na zona sul da cidade.

O vídeo, realizado em parceria com a MMM, a RAMA e a RAPPA e com apoio da FGC, está disponível no YouTube da SOF. Na semana seguinte ao lançamento, a pandemia do novo coronavírus começou a dar sinais de maior perigo no Brasil, e o intenso calendário da Ação teve que ser alterado de acordo com as necessidades do momento. Ainda assim, o vídeo registra nossa atividade feminista em São Paulo no 8 de março e, mais que isso, registra nossos motivos para lutar, nossas resistências e alternativas, a partir do movimento popular, da agroecologia e da soberania alimentar.