Desde o início da pandemia de covid-19, as ações coletivas para sustentação da vida se mostraram fundamentais. O contexto também evidenciou que a luta por geração de renda e autonomia para as mulheres, a partir da economia solidária e feminista, é uma alternativa concreta à lógica excludente, exploratória, injusta e insustentável do capitalismo patriarcal e racista.

A experiência da Amesol (Associação das Mulheres na Economia Solidária e Feminista de São Paulo) é uma inspiração. Desde 2013, a associação reúne dezenas de mulheres do estado em uma rede feminista de produção, comercialização, debate e mobilização política.

Em sua diversidade, as mulheres da Amesol protagonizam experiências nas quais a solidariedade é um princípio incortornável. Um princípio materializado em ações de compartilhamento, troca de saberes, apoio e fortalecimento, práticas políticas nas quais as mulheres sempre foram linha de frente.

Nesse vídeo, produzido pela Amesol e pela SOF Sempreviva Organização Feminista, com o apoio da Fundação Henrich Böll Brasil, as mulheres da Amesol contam um pouco da história dessa articulação e de suas próprias trajetórias. Assista: