Nesta quinta-feira (17), a SOF sediou mais uma atividade sobre segurança na internet para mulheres, em parceria com o coletivo Minas Programam e a Criptosampa. O tema foi recorrente em atividades feministas este ano: em parceria com o coletivo Actantes, a SOF já realizou algumas oficinas para mulheres ao longo de 2015.

Desta vez, o debate sobre importância da proteção na web se somou à instrução para uso de duas ferramentas, TOR e Enigmail. O universo da internet não é tão descolado da sociedade como se pensa por aí – por isso, é imprescindível a organização das mulheres para combater o uso indevido de dados, o lucro das grandes corporações sobre suas vidas e mesmo o machismo na área da tecnologia. A oficina mostrou que conhecer as ferramentas alternativas para ter autonomia sobre as tecnologias e redes não precisa ser algo exclusivo de estudiosos e especialistas formais da área.

Para Elisa, do coletivo Saravá, “a segurança é uma cultura. Não precisamos voltar para antes da tecnologia para garantir a segurança, mas ter ciência de como lidar com equilíbrio entre a segurança e o conforto”. Ela compartilhou sua trajetória nos espaços mistos de aprendizado sobre segurança e ferramentas livres e algumas estratégias para garantir um bom uso dos aparelhos sem se deixar vender para as empresas.

“Isso é um grande comércio. Vender serviços de vigilância é um grande comércio americano, como é a indústria de armas. A moeda dessa indústria são os nossos dados. A gente não pode ter a nossa vida comercializada”, concluiu uma das participantes, Patrícia Cornils, durante o debate.

Esta foi a última oficina de criptografia da Criptosampa e da SOF em 2015. No ano que vem, mais atividades feministas sobre tecnologia e informação virão, e Elisa já confirmou que na próxima Criptorave (grande evento de debate e prática sobre segurança na web), marcada para os dias 6 e 7 de maio em São Paulo, haverá novamente o Espaço Ada, que homenageia a a pesquisadora Ada Lovelace, e propõe dar voz e espaço para as mulheres que se interessam por tecnologia.