Falta apenas um dia para o encerramento da campanha de financiamento coletivo “Arpilleras: mulheres bordando a resistência”. O projeto é do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e tem como meta a arrecadação de R$25mil para produzir um documentário sobre a resistência das mulheres, sob o pano de fundo das arpillarias. A arpillaria é uma técnica chilena de arte em bordado que surgiu como forma de subsistência das mulheres. Durante a ditadura militar no Chile, foi utilizada como ferramenta de expressão e luta, tendo sido evidenciada por artistas como Violeta Parra. As mulheres do MAB retomaram esta técnica como forma de documentar e retratar suas histórias e vivências.

O documentário pretende retratar a luta das mulheres no Brasil a partir da história de cinco mulheres, das cinco regiões do país, cujas vidas foram afetadas pela construção de barragens. O debate do modelo de progresso, de economia e de proteção das vidas, dos povos e dos bens comuns perpassa, portanto, o feminismo e a defesa de um mundo mais justo para as mulheres.

O projeto está em processo de financiamento na plataforma Catarse e já atingiu sua primeira meta, mas ainda é possível contribuir com diversos valores, os quais são recompensados com uma série de brindes.

A realização deste projeto é muito importante para a luta feminista, pois ajuda a visibilizar as tão apagadas histórias das mulheres populares brasileiras e dá forças para seguirmos em marcha por um mundo sem exploração de nossos corpos, trabalho e territórios e sem a destruição dos bens naturais.

A contribuição pode ser feita no link abaixo:

www.catarse.me/arpilleras