A SOF Sempreviva Organização Feminista publicou hoje o livro virtual São Paulo desigual: análises feministas sobre trabalho, gênero e raça. A partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua, 3º trimestre de 2019), a publicação analisa o trabalho em São Paulo, a partir de uma perspectiva feminista e antirracista. Disponível gratuitamente, o material pode ser visualizado e baixado aqui.

Além dos dados da PNAD Contínua de 2019, os textos se ancoram nas experiências e reflexões expostas por militantes da Marcha Mundial das Mulheres e da Associação de Mulheres da Economia Solidária de São Paulo (AMESOL). As mulheres contaram sobre sua relação com a cidade e suas trajetórias de trabalho e vida.

São três textos compondo a publicação: “Me sinto uma folha solta: trabalho e conta própria na cidade de São Paulo”, “O cotidiano do trabalho de cuidado: práticas e tensões” e “Sempre no limite: uma reflexão feminista sobre o trabalho e a vida da juventude em São Paulo”. Juntos, eles pretendem ser mais uma contribuição para o debate sobre o trabalho das mulheres e para as lutas contra as desigualdades em São Paulo.

“Sabemos que a atual situação de pandemia e de omissão do Estado agravam situações prévias de desigualdade, pobreza e violência que marcam a estrutura de nossa cidade. E, apesar de o passado parecer mais distante agora – mesmo aquele que passou há pouco tempo –, acreditamos que as hipóteses e reflexões que construímos nesse processo anterior são como uma trama que se mantém e que nos ajuda a entender o momento atual e as saídas em direção a outras formas de organização da economia e da vida” (Apresentação da publicação).

A vida e a luta das mulheres em São Paulo
Essa publicação parte de dados de 2019 e expõe boa parte das desigualdades e da precarização da vida em São Paulo. Atualmente, devido à pandemia de covid-19, percebemos que a situação se agrava muito em relação ao trabalho, à vida e à luta das mulheres em São Paulo. Para refletir mais sobre isso, a SOF realizou neste mês de junho um debate ao vivo com Sonia Coelho, da nossa equipe, e com Luciana Agda, coordenadora do movimento de Mulheres de Heliópolis e Região. Elas falaram sobre os desafios no combate ao coronavírus nos bairros e comunidades, e também sobre mobilizações e ações de solidariedade.