O Comitê da Marcha Mundial das Mulheres do Rio Grande do Sul promoveu um final de semana de atividades em Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de junho. As atividades fazem parte da preparação para o 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que acontece pela primeira vez no Brasil, em agosto. As atividades contaram com o apoio do Sintrajufe, do Sindisepe, do Sindpetrosul, da Federação dos Bancários, da ApCEF, da CUT e da LBL.

Estiveram presentes 108 mulheres na Formação Feminista da MMM, no dia 8 de junho, e 63 na Plenária Estadual, no dia 9, representando 28 cidades do Rio Grande do Sul e dez de Santa Catarina. Muitas das militantes da Marcha do RS são militantes dos movimentos comunitário, sindical, da juventude, do combate ao racismo e do combate a lesbofobia, outras são militantes de partidos, estudantes universitárias e professoras da rede pública. Além dessas, há também mulheres que não se identificam com nenhuma organização, mas atuam em fóruns e conselhos enquanto militantes da MMM.

noticias_2013-06-19_rs-e-sc-mobilizados_1

Pela vida das mulheres

No primeiro dia, foram realizados debates sobre os temas: “Mercantilização e disciplina – autonomia do corpo e da vida das mulheres”, com participação da professora Natalia Pietra (Departamento de História da UFRGS), “Prostituição”, com Cheron Moretti e Aline Cunha, e “Liberdades Laicas e a Vida das Mulheres”, com Naiara Malavolta e Vanessa Gil. A partir dos debates, foi elaborado um caderno de formação, que será disponibilizado na internet em breve. A noite foi reservada para confraternização, com show de voz e violão de Mari Martinez, militante da Marcha Mundial das Mulheres de Porto Alegre.

No dia 9 de junho, foi realizada a Plenária Estadual do Rio Grande do Sul, com o objetivo de compartilhar informações sobre as atividades já feitas nos municípios gaúchos e planejar as ações do próximo período, incluindo a participação no 9º Encontro Internacional da MMM, em agosto. Na Plenária, também foi escolhida a nova composição da coordenação executiva estadual da MMM: Cintia Barenho, Vanessa Gil, Janaina Santos, Cheron Moretti, Deise Rosa e mais um nome que será indicado pela cidade de Caxias do Sul.

Mulheres em marcha para mudar o mundo

Militantes da Marcha apresentaram como será o Encontro Internacional e começaram a fazer um levantamento das mulheres pretendem participar do evento. Todas saíram com a tarefa de levar o debate para seus núcleos e de se organizarem para garantir financeiramente sua ida a São Paulo. Foi estabelecido o prazo até o dia 9 de julho para que os núcleos organizem atividades de formação e preparação para o 9º Encontro.

Além do Encontro, a MMM do Rio Grande do Sul tem participado ativamente de diversas outras mobilizações, local e nacionalmente, inserindo suas pautas. No dia 12 de junho, em que é comemorado o Dia dos Namorados, as militantes da Marcha participaram, junto com outros movimentos, de um ato pelo fim da violência contra as mulheres. No dia 15, elas realizaram um ato contra o Estatuto do Nascituro, em Porto Alegre e, no dia 17, se juntaram a uma manifestação promovida pelo Comitê da Copa.

noticias_2013-06-19_rs-e-sc-mobilizados_2

noticias_2013-06-19_rs-e-sc-mobilizados_3