A Festa Julina do Espaço Cultural Monte Kemel vai acontecer no 30 de julho e contará com feira de produtos da RAMA (Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras da Barra do Turvo), entre outras atrações típicas.

O evento vai acontecer no dia 30 de julho, a partir das 14h, na sede do espaço: rua Dias Vieira, 800, zona oeste de São Paulo, a dez minutos caminhando do metrô Vila Sônia. O evento vai contar com comidinhas típicas, brincadeiras e apresentações de música e dança, além de uma feira com os produtos agroecológicos produzidos pelas mulheres do Vale do Ribeira. As agricultoras do município de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira, formam a Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras, a RAMA, um grupo auto-organizado que produz alimentos saudáveis, sem uso de veneno, em sistemas de produção que respeitam a natureza e os saberes populares. A SOF está envolvida na organização da festa, contribuindo principalmente para a realização da feira.

O Espaço Cultural Monte Kemel é um espaço colaborativo, coordenado por lideranças locais, que visa oferecer para a comunidade espaços de cultura, ensino e lazer. Próximo ao espaço, existe uma comunidade periférica com cerca de 247 famílias que participam das iniciativas e das atividades que abrangem públicos diversos, de crianças a pessoas idosas. Por meio de parcerias e ações voluntárias, foram conquistadas aulas de balé, danças brasileiras, zumba, capoeira, maracatu, dança sênior e ginástica funcional. Também está sendo estruturado um cursinho popular, com foco no ingresso da periferia nas universidades.

Feiras agroecológicas mensais
A parceria entre as e os moradores do Monte Kemel e a Rede de Comercialização Solidária da Grande São Paulo deu fruto a uma feira mensal de alimentos e demais produtos da RAMA. O espaço também recebeu em junho, pela primeira vez, o carregamento do caminhão com os produtos das agricultoras, passando a ser a nova sede da entrega e redistribuição da Rede. De lá, os grupos de consumo levam os alimentos para seus bairros e organizações. Os grupos de consumo responsável têm um papel importante para politizar a alimentação, aumentar o acesso à alimentação saudável nas periferias, e aproximar o vínculo entre o campo e cidade.

Venha participar da Festa Julina, colaborar e celebrar as ações desse espaço que apoia as mulheres do campo e ajuda a promover qualidade de vida e alimentação saudável para a população da cidade!