Semeando saberes feministas: reafirmando nosso olhar sobre os territórios, corpos e construindo a auto-organização das mulheres.

Durante os dias 24 e 27 de novembro aconteceu o segundo módulo do curso  “Sementeira Feminista” no município de Ilha Comprida em São Paulo. O curso de feminismo e agroecologia foi organizado pela Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (RAMA) e pela SOF Sempreviva Organização Feminista. Essa formação é continuidade do primeiro módulo do curso realizado em março desse ano em Iporanga.

Os temas abordados deste módulo deram continuidade aos aprendizados de março: A defesa do território, identificando as ameaças e refletindo sobre as lutas nas comunidades; aprofundar os conhecimentos sobre os corpos e a sexualidade; refletir e mobilizar sobre a luta de combate à violência contra as mulheres. O trançado de todos esses temas foi feito pelas vozes e perspectiva feminista presetes em todo o processo.

O curso Sementeira Feminista carrega esse nome por ter o objetivo de formar multiplicadoras, isto é, de construir reflexões coletivas que ganhem eco nos territórios pelas participantes do curso. Assim como as sementes que guarda os códigos genéticos em si de uma floresta, no fazer da agroecologia as agricultoras semeiam juntas seus conhecimentos sobre seus corpos e territórios.

A cartilha Sementeira Feminista foi elabora para ser usada nas futuras oficinas de multiplicação. Outro objetivo desse segundo módulo foi utilizar a cartilha pela primeira vez para acrescentar sugestões antes de deixá-la disponível para uso. Dessa maneira, foi possível por em movimento os conteúdos presentes na cartilha como método para avaliar esse produto. A cartilha foi escrita com base no primeiro modulo do curso e estará disponível no primeiro semestre do próximo ano.

Fotos: Nathalia do Nascimento

Ilustração da cartilha Sementeira Feminista: Zerlo