No final de maio aconteceu a formatura de alunas/os do 1º Curso Técnico Subsequente em Agroecologia parceria entre a SOF e Instituto Federal de São Paulo. O curso teve duração de 18 meses com foco nos eixos formativos do feminismo, estudos de gênero, conhecimento agroecológico e construção social de mercados solidários.

Miriam Nobre e Sheyla Saori, da equipe da SOF, participaram da cerimônia que aconteceu dia 30 de maio de 2023, em que se formaram como técnicas e técnicos em agroecologia 16 pessoas, sendo elas, 11 mulheres e 5 homens, entre quilombolas, pessoas assentadas da reforma agrária, parentes indígenas guarani-mbya, tupi-guarani, e também agricultoras/es familiar.

Além de ter sido o 1º Curso Técnico em agroecologia com pedagogia de alternância ofertado pelo IFSP, outros fatores inéditos foram o recorte a  partir da experiência feminista no campo da agroecologia e economia, do  envolvimento de demais câmpus do Instituto Federal.

Desde 2019 a SOF e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) vinham trabalhando em parceria para oferecer o curso o 1º Curso Técnico Subsequente em Agroecologia. Essa construção teve início em 2019, quando a SOF procurou o IFSP para um  projeto conjunto em resposta ao convite realizado pelo Fundo Newton do  Conselho Britânico. Essa parceria resultou na aprovação do projeto  “Fortalecimento das mulheres rurais, seus agroecossistemas e redes para  construir alternativas à pobreza e à vulnerabilidade no Brasil”, o que  permitiu a construção do Curso Técnico em Agroecologia. 

Um momento de grande alegria!

Viva! Sem feminismo não há agroecologia!