Nos dias 30 e 31 de maio, a SOF (Sempreviva Organização Feminista) irá realizar, em São Paulo, o Seminário “Economia Feminista e os desafios para as políticas de autonomia das mulheres”.

A economia feminista é uma ferramenta que contribui para organizar nossa visão sobre as transformações necessárias, tendo a igualdade como princípio articulador da sociedade que pretendemos construir. Quando refletimos sobre as políticas para as mulheres, nos interessa perceber tanto se elas são parte de um processo mais amplo de enfrentamento às desigualdades, como se contribuem para garantir a autonomia das mulheres sobre suas vidas. E a autonomia econômica das mulheres deve ser entendida como a capacidade das mulheres serem provedoras de seu próprio sustento, assim como das pessoas que delas dependem, e decidir qual é a melhor forma de fazê-lo.

O Seminário terá momentos de reflexão sobre economia feminista; debates sobre a realidade das mulheres e avaliação das políticas que incidem na autonomia econômica das mulheres, buscando identificar os desafios para o próximo período.

Programação

Dia 30 de maio
9h – Abertura
10h – O Programa Bolsa Família e a autonomia das mulheres
Prof. Dra. Walquíria Leão Rego (UNICAMP).

14h – Avaliação e desafios para as políticas para as mulheres
Maria Fernanda Marcelino (SOF)
Valéria Gonelli (Ministério do Desenvolvimento Social – MDS/Governo Federal)
Maria Lúcia da Silveira (Assessora de Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres/Prefeitura de São Paulo)

Dia 31 de maio
9h – Reflexões sobre a autonomia das mulheres a partir da economia feminista
Tica Moreno (SOF)

14h – Diagnóstico e desafios das políticas para as mulheres em São Paulo
Sonia Coelho (SOF)

Transmissão