Vídeo recupera a trajetória de lutas da MMM pela soberania alimentar como aposta política na defesa dos bens comuns e dos territórios

Publicado originalmente no Capire

A Marcha Mundial das Mulheres tem em sua agenda de lutas a defesa da soberania alimentar, dos territórios e seus bens comuns como parte da luta para desmantelar as violências vividas pelas mulheres. Em uma sociedade capitalista, racista e patriarcal, os trabalhos domésticos e de cuidados, dentre eles, os trabalhos que envolvem a alimentação, são escondidos e invisibilizados em sua dimensão econômica. Além disso, são considerados tarefas naturais de mães, esposas, avós e irmãs.

Por meio de relatos, entrevistas e registros de militantes da MMM no mundo inteiro, o vídeo Soberania alimentar: uma luta feminista da Marcha Mundial das Mulheres retoma a trajetória do movimento na defesa da soberania alimentar, das redes e das práticas feministas que produzem e garantem a alimentação há milhares de anos. Também tenta traçar uma linha do tempo que marca processos importantes na construção de uma visão comum sobre o tema, junto a movimentos sociais aliados, como a Via Campesina e Amigos da Terra Internacional. Como por exemplo, a construção do primeiro fórum mundial sobre soberania alimentar, o Fórum Nyéléni em Selingué no Mali, em 2007.

O vídeo foi produzido pela Marcha Mundial das Mulheres e o portal Capire e foi lançado durante o webinário internacional da MMM, Crise Alimentar, realizado em 22 de maio de 2023. O webinário debateu sobre o que as mulheres têm construído no âmbito da agroecologia e da economia feminista, bem como a crise alimentar enfrentada no mundo inteiro e intensificada com a pandemia da covid-19.

Clique aqui e assista ao vídeo que está disponível com narração em inglês, espanhol e francês no canal da MMM Internacional

A seguir é possível assistir com legendas em português na versão abaixo. Assista: