No dia 28 de novembro, a SOF realizou uma atividade formativa sobre Economia Solidária e Feminista durante o V Congresso de Extensão e V Mostra de Arte e Cultura (CONEMAC). Organizado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Congresso durou três dias e teve uma programação intensa, com oficinas, pôsteres, comunicações e cultura. Foi realizado no campus de Barretos do IFSP.

Participaram da atividade cerca de 30 pessoas, a maioria mulheres dos empreendimentos de economia solidária que estão sendo incubados pelos campus do IFSP, mas também professores e estudantes.

A economia solidária e a economia feminista são eixos que norteiam boa parte do trabalho da SOF. São decorrentes disso publicações como Práticas feministas de transformação da economia, lançada este ano, a cartilha Para entender a economia feminista, além dos Cadernos Sempreviva “A produção do viver” e “Economia feminista”.

O IFSP esteve presente também no II Seminário Nacional de Economia Solidária e Feminista, que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi um espaço importante para construir sínteses coletivas sobre o trabalho realizado pela SOF e pela UFSCar no fortalecimento do feminismo, da autonomia econômica e da produção solidária das mulheres.