Sonia Coelho e Nalu Faria, integrantes da SOF Sempreviva Organização Feminista, participam do Projeto de Capacitação em Direitos Sexuais e Reprodutivos e Violência de Gênero para equipes das Unidades Básicas de Saúde. O curso é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres de São Paulo e da Coordenadoria de Saúde da Região Sudeste, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O cronograma, composto por seis oficinas, atende 125 profissionais da saúde, divididos em três grupos diferentes. A primeira oficina foi ministrada por Nalu Faria em abril deste ano, com o tema “as relações sociais de gênero”, englobando a construção social de gênero e de sexualidade e as desigualdades de gênero, raça e classe. Desde então, ocorreram oficinas sobre direitos reprodutivos, contracepção, parto humanizado e violência obstétrica, e sobre educação em sexualidade e o direito ao prazer e à saúde sexual.

Sonia Coelho é responsável pela quarta oficina, a ser iniciada amanhã, na Vila Mariana/Ipiranga, e durante o mês de maio na Penha e na Vila Prudente/Sapopemba. A oficina tem como tema a Política de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, seu histórico e avanços, em diálogo com as contribuições dos movimentos de mulheres sobre os direitos sexuais e reprodutivos.

O curso de capacitação faz parte de um processo de educação permanente aos profissionais das unidades de saúde, para que o debate sobre a sexualidade, o corpo e os direitos das mulheres sejam, cada vez mais, considerados e priorizados nas atividades das Unidades Básicas de Saúde em São Paulo.