O curso de formação feminista da SOF, entre 1 e 4 de março, foi organizado a partir de uma demanda de jovens militantes que atuam no movimento estudantil, nas diretorias de mulheres da UNE e UEEs, identificadas com a construção do feminismo da Marcha Mundial das Mulheres.

Muitas estão engajadas na construção de núcleos e coletivos feministas em suas universidades.

A expectativa das participantes é que o curso seja um momento para aprofundar a reflexão feminista, a partir da teoria e da prática, aproveitando a diversidade de experiências de cada uma.

Por isso, este primeiro módulo tem duas pontas. A primeira é uma discussão geral sobre as bases da opressão das mulheres. Neste sentido, a construção social da desigualdade entre homens e mulheres que tem como base material a divisão sexual do trabalho, os controles e imposições sobre o corpo e a sexualidade das mulheres e a configuração da mercantilização no capitalismo patriarcal são temas centrais.

A segunda ponta é aprofundar a reflexão sobre feminismo e movimento de mulheres, para fortalecer a identidade de pensamento e ação política feminista, afirmando a auto-organização das mulheres como estratégia para seguir esta construção em cada estado.

A formação se reafirma nestes quatro dias como fundamental para a ampliação da consciência feminista das militantes e para o fortalecimento do feminismo da Marcha Mundial das Mulheres no movimento estudantil.