Hoje, dia 1 de dezembro de 2023, data em que completaria 65 anos, nós da SOF, junto com amigas e outras companheiras próximas de Nalu Faria queremos celebrar sua vida e trajetória ao começarmos esta campanha para manter sempreviva sua memória.

Formamos um grupo de trabalho para reunir registros e documentos sobre a memória da nossa querida amiga, companheira e coordenadora Nalu Faria. Queremos reunir fotografias, relatos, recortes de jornal, textos, entrevistas, vídeos e o que mais ajudar a contar a extraordinária história de Nalu, sua vida, sua luta e suas ideias.

Entendemos que a memória de uma pessoa que apostou tanto na coletividade só pode ser trabalhada, também, coletivamente. Por isso, convidamos todas e todos que conviveram com ela a nos enviar os registros que vocês guardaram, assim como a contar histórias de momentos e experiências importantes vivenciados com Nalu.

Por meio deste formulário é possível enviar os registros, ou se preferir, enviar diretamente para o e-mail: [email protected].

Neste vídeo inédito, gravado em maio de 2022 durante uma reunião do Comitê Internacional da MMM na Turquia, em que Nalu fala da importância do internacionalismo para a construção do feminismo popular no mundo inteiro.

Além disso criamos uma playlist para reunir os muitos registros em vídeo de Nalu:

Convidamos também a leitura do texto-homenagem publicado no portal Capire, projeto sonhado e impulsionado pela criatividade e visão estratégica de Nalu sobre a comunicação feminista e popular.

“Nalu foi dessas pessoas extraordinárias que sabemos reconhecer quando cruzam nossos caminhos, com a característica singular de que Nalu não apenas cruzava, mas ficava com a gente, construindo juntas os caminhos. […] Comunidade se constrói a partir das relações pessoais e políticas, a partir de cuidado, afeto e solidariedade. E também de alegria, de música, de comida e de festa. Todas essas são também marcas da trajetória de Nalu, registradas em diferentes relatos de mulheres e homens de diferentes gerações e países. Nalu semeou feminismo, o internacionalismo e a conexão entre as lutas. Semeou muitas sementes, regou, nutriu, sempre disposta a conversar, escutar, pensar junto.”

Herança
Poema de Camila Paula

A indignação e a capacidade de organizar a luta
Com comprometimento, força e ternura
De uma feminista revolucionária
Escreveu, até aqui, a história que nos encontra,
Hoje, não prontos e prontas, mas de pé para seguir escrevendo
A radicalidade urgente de um novo tempo. 
Ora! Mirar o horizonte de um outro mundo é exercício coletivo
– de ontem e de agora –
E se um farol se apaga para fora,
É hora de acender o que está dentro:
Do fundo dos nossos quintais-continentes
Sejamos luzeiros da esperança teimosa aprendida
Nossas mãos dadas: varais de bandeiras vermelha-lilás
Até que tremule a bandeira da paz
Em todo recanto desta Terra!
O caminho, camaradas, segue sendo um:
O bem comum de iguais.
Não fiquemos distantes.
Façamos como sabemos –
Com paixão e sem se dobrar à nenhuma tirania!
Companheiras, amigas, em nós permanece ardendo a Marcha da solidária rebeldia.
Sonhar, amar e mudar o mundo
Como Nalu Faria.

Clique para acessar o caderno de homenagens para Nalu: Este documento segue em construção. Ele reúne mensagens e homenagens recebidas até o dia 07 de outubro de 2023. Aos poucos, iremos atualizá-lo, incorporando as muitas mensagens de carinho e saudades que seguimos recebendo.