No Brasil a economia solidária se constrói desde uma relação intrínseca entre trabalhadores e trabalhadoras, agências de fomento, instituições universitárias, partidos políticos, entidades ligadas à alas progressistas de igrejas, sindicatos, e representantes do Estado.

O objetivo deste estudo, de autoria de Beatriz Schwenck e Vera Machado é fazer um apanhado do debate sobre economia solidária e proteção social no Brasil. Para tanto, foram consultados documentos, relatórios e legislações municipais, estaduais e projeto de lei sobre Economia Solidária; contribuições de lideranças do movimento de economia solidária e experiências a partir da AMESOL – Associação de Mulheres na Economia Solidária do estado de São Paulo.

O material está organizado a partir dos três pilares da Seguridade Social, reunindo acúmulos do campo da economia solidária acerca da saúde, assistência social e previdência; e foi realizado pela SOF e Marcha Mundial das Mulheres com apoio financeiro da WSM Solidariedade Mundial.

Clique aqui para acessar ou fazer download do PDF